Existem diversas dúvidas em como fazer uma pintura industrial.Muitas pessoas nem sabem diferenciá-la de outros tipos de pintura. Vejo vários empresários que acabam tendo prejuízo por não entender esta diferença. Neste artigo, vou explicar o que é pintura industrial, quais as etapas e conhecimentos necessários para a execução de uma pintura industrial e porque contratar uma consultoria de pintura industrial para auxiliar nesta disciplina complexa e dinâmica.
O que é pintura industrial?
Pintura industrial é a técnica de proteção anticorrosiva mais usada para promover proteção do aço contra a corrosão. Na engenharia de construção de equipamentos e de instalações, o principal material usado é o aço; que é uma liga de ferro e carbono, com o teor de ferro maior que 95%. É um metal de baixo custo, que possui propriedades mecânicas extremamente úteis para a indústria; mas que também tem a característica de corroer quando em contato com o meio ambiente; e a maneira mais barata de inibir a corrosão do aço é a pintura industrial.
Pelo motivo do aço ser o metal mais usado na indústria a pintura industrial trata principalmente da pintura do aço.
A pintura industrial é; comprovadamente; o meio de proteção contra a corrosão mais empregado no mundo devido às diversas vantagens que apresenta. Seguem abaixo as mais importantes:
Fácil aplicação;
Atraente relação custo x benefício;
Fácil manutenção;
Promove impermeabilização;
Protege o aço da corrosão, com eficiência;
Impede a aderência de vida marinha em casco de embarcações e boias;
Fornece capacidade de sinalização devido a possibilidade de variação de cores;
Proporciona estética;
Aplicando tintas especiais, fornece diversos outros benefícios como isolamento elétrico, redução acústica, tintas indicadoras de temperatura;
Aplicando tintas de cores claras e refletivas, é possível além da proteção anticorrosiva, a redução de perda por evaporação de líquidos muito voláteis; e muitos outros benefícios podem ser obtidos com o uso da técnica de pintura industrial.
Quais as etapas e conhecimentos necessários para se executar a pintura industrial?
Pode-se considerar basicamente duas etapas essenciais para a pintura industrial que são o pré-tratamento e a pintura propriamente dita; ambos de extrema importância para que os objetivos sejam atingidos. Os profissionais envolvidos nestas duas etapas são específicos e como tal devem ser colocados em suas funções. Devem ser treinados e reciclados conforme as exigências e diversidades do trabalho e de acordo com os equipamentos que utilizam. Embora o pré-tratamento e a pintura sejam etapas distintas, devem ser muito bem sincronizadas e planejadas e é muito importante a ação da inspeção durante todo o processo.
Como exemplo de profissão específica para o pré-tratamento temos o jatista; operador do sistema de jateamento com granalha.
O pintor industrial é outro exemplo. Profissional que necessita de conhecimento superior ao do pintor civil porque vai lidar com tintas 2 componentes e precisa saber aplicar tinta com pistola convencional e sem ar, além de rolo e trincha.
O responsável por um processo de pintura industrial deve ter o conhecimento necessário para planejar o trabalho levando em consideração a sincronização entre pré-tratamento e pintura do primer, tempo de repintura das tintas do esquema aplicado, tempo de secagem das tintas para movimentação das peças, luminosidade e limpeza da área para evitar reprovação do aspecto visual da pintura.
Além disso, um sistema de pintura vai necessitar de uma base técnica que ajude o executor do processo a obter uma película de tinta com as características fundamentais para cada caso. Em geral a película de tinta deve apresentar as seguintes características básicas: coesão, adesão ao substrato, absorção e transferência de umidade; além de resistência química,a abrasão, a temperatura, ao intemperismo e a ação bacteriana.
Por que contratar uma consultoria de pintura industrial?
A consultoria de pintura industrial vai atuar no suporte ao processo com visão ampla para atuar não só no fornecimento das bases técnicas como também na avaliação dos custos e tornar os setores envolvidos no processo, enxutos com relação a gastos e consumos. As atribuições de uma consultoria abrangem as seguintes funções:
Cálculos de consumo de tintas e diluentes para novos projetos e para os projetos em andamento;
Treinamentos para qualificação da mão-de-obra;
Análise de todo o processo de pintura com foco em redução de custos;
Análise dos problemas de pintura e apresentação das soluções possíveis;
Recomendação de esquemas de pintura;
Especificações de pré-tratamento para os diversos tipos e estados dos substratos;
Elaboração de toda a documentação para a implantação da ISO 9001; dos procedimentos de pintura, das especificações, do controle de qualidade e dos registros de inspeção antes, durante e após o processo; assim como os respectivos treinamentos necessários para a certificação;
Recomendações para projetos novos;
Definição de parâmetros para o controle do processo e controle de qualidade;
Tradução de relatórios de pintura, procedimentos de pintura e qualquer outro documento específico da área de pintura que seja necessário; do inglês para o português e português para inglês;
A tecnologia aplicada a pintura industrial é muito dinâmica; como é dinâmico o mundo tecnológico hoje em dia. Por isso é muito importante que as empresas estejam sempre atentas aos novos equipamentos e matérias-primas da área de pintura industrialpara não perderem dinheiro ou até mesmo os clientes; porque não é possível competir com tecnologias antigas e usando mão de obra sem qualificação.
O empresário que investe em treinamento para aprimorar sua mão de obra e busca investir em novas tecnologias sempre vai ter como apresentar aos seus clientes o menor custo com a maior qualidade que for possível. E esta é uma busca constante do mercado mundial.
Opmerkingen