Primeiramente precisamos ressaltar que o termo “parafuso philips” é genérico. Existem vários tipos de parafusos que têm a fenda philips em suas cabeças. Isso se deve a grande popularidade da fenda Philips.
Patenteada no início do século passado, essa fenda ganhou presença no universo industrial.
A fenda Philips
A fenda phillips foi criada por John P. Thompson que, após tentativas frustradas de introdução no mercado, a vendeu ao empresário Herny F. Phillips.
Henry por sua vez, criou a empresa Phillips Screw Company, aprimorou o design, promoveu e após alguma insistência, conseguiu a adoção da sua fenda pelas indústrias e fabricantes. Em apenas cinco anos, cerca de 85% dos fabricantes de parafusos dos EUA tinham a licença para fabricar a fenda philips.
Uma das primeiras empresas a utilizar o parafuso philips, ou melhor dizendo, a fenda philips, foi a General Motors na linha de montagem do seu automóvel Cadillac.
Principais características
Diferente de outros modelos de fenda, alguns bem parecidos, a fenda philips possui um design que facilita o encaixe da chave para o parafusamento, evitando o deslize durante a instalação.
Esse design veio de encontro a várias dificuldades da época: dificuldade de centralizar a chave; saída muito fácil da chave (deslize); ranhuras e danos à fenda; problemas para encaixar ferramentas motorizadas.
Principais tipos de parafusos philips
Os principais tipos de parafusos que carregam a fenda philips e, comumente são chamados de parafuso philips são: parafusos chipboard, auto brocantes, auto atarraxantes, máquina e plastic.
Phillips ou Philips?
Hoje, tanto no descritivo de diversos fornecedores quanto varejistas de fixadores e ferramentas, é comum encontrarmos o termo “philips” (com apenas uma letra “L”).
Isso se deve em parte, da confusão causada pela grande popularidade da empresa Philips Eletrônicos, multinacional co-fundada por Gerard Philips, responsável pelo desenvolvimento de diversos tipos de produtos, desde pilhas a barbeadores elétricos.
O correto seria utilizar o termpo “phillips” (com duas letras “L”) uma vez que a patente se refere ao nome de seu criador (Henry F. Phillips).
A cabeça da chave Phillips é projetada para pular fora da fenda evitando assim que um aperto muito forte possa danificar o encaixe.
Comentários