Embora muitos considerem o aço moldado a frio como um “novo” produto de construção, ele tem sido usado na América do Norte há mais de 100 anos. O uso de estruturas de aço conformados a frio para a construção de edifícios começou nos Estados Unidos e na Inglaterra na década de 1850. O uso foi em grande parte experimental e limitado a algumas estruturas básicas de divisórias internas.
Durante a California Gold Rush (Corrida do ouro) de 1849, Peter Naylor, um carpinteiro de Nova York, anunciou “casas de ferro portáteis para a Califórnia”. O anúncio dizia que o ferro era ranhurado para que todas as partes deslizassem juntas.
De acordo com o anúncio, casas de 20'x15' (20X15 polegas) poderiam ser construídas em menos de um dia, eram mais baratas que madeira, à prova de fogo e mais confortáveis do que uma tenda.
Naylor usou telhas de metal em sua prática de Nova York. Sem dúvida, muitos dos componentes dessas “casas de ferro” eram na verdade aço formado a frio. Nas décadas de 1920 e 30, a aceitação do aço moldado a frio como material de construção ainda era limitada, uma vez que não havia um padrão de projeto adequado e nenhuma informação sobre o uso do material nos códigos de construção.
Feira do Mundo - Chicago 1933
Em 1933, a Exposição do Século de Progresso de Chicago (Feira do Mundo) apresentou uma “casa do futuro”, totalmente emoldurada com aço. O arquiteto Howard T. Fisher foi responsável pelo desenvolvimento desta casa, seus estudos tinham como base o uso de aço em vagões ferroviários e outras indústrias manufatureiras. De acordo com a revista Fortune (abril de 1933), Fisher abordou a Pullman Car Corporation e disse:
“Você tem mais experiência com carcaças pré-fabricadas em metal do que qualquer outro fabricante. Ajude-nos a aprender a construir casas sem rodas”.
Ele fez o mesmo com outras empresas de produtos de construção.
Em meados de 1932, ele desenvolveu seu plano e fundou a General House, Inc. O New York Times relatou:
“Assim como Henry Ford explorou um campo totalmente subdesenvolvido para vendas de automóveis, a General House esperam explorar um campo totalmente subdesenvolvido para habitação, quando oferece casa de primeira classe no plano de parcelamento por US $ 30 por mês. As casas serão adaptáveis para trocar por modelos novos e melhores e podem ser montadas ou desmontadas em quatro dias. ”
De acordo com o catálogo de 1936 da General House,
“Aproximadamente dois milhões de pessoas visitaram nossa casa em cinco meses no ano de 1933. Exposição de Progresso.”
Infelizmente, o catálogo deu poucos detalhes sobre o sistema estrutural que foi usado. Apesar do preço relativamente baixo, bons termos e aparente popularidade na Exposição de Chicago, a empresa estava fora dos negócios no início da Segunda Guerra Mundial.
Armco Steel Corporation (AK Steel)
Também durante a Feira Mundial de Chicago de 1933, a Armco Steel Corporation introduziu o primeiro painel de telhados de metal de costura. Durante e após a Segunda Guerra Mundial, a indústria de construção de metal e a indústria de estruturas de aço começaram a se diferenciar e crescer. Enquanto a estrutura chegava a residências como Lustron, os prédios de metal usavam coberturas, revestimentos e chapas para edifícios de armazenamento, Quonset Huts e estruturas para quartéis, hangares e outras instalações que exigiam construções rápidas, leves e fortes.
Lustron Homes
Na década de 1940, a Lustron Homes construiu e vendeu quase 2.500 casas de estrutura de aço, não apenas estrutura, mas também com acabamentos, armários e móveis feitos de aço. O fundador da Lustron, Carl Strandlund, originalmente planejava fabricar painéis de aço moldados a frio com revestimento de esmalte de porcelana para o revestimento exterior e áreas de serviço. Em 1945, ainda havia restrições pós-guerra ao uso do aço, então Strandlund viajou para Washington para ver se ele poderia receber uma isenção fiscal. Ele não conseguiu o que buscava, mas soube que o governo estava muito interessado em fornecer moradias permanentes e acessíveis para os soldados que retornavam da Segunda Guerra Mundial. Strandlund imaginou casas construídas no processo de linha de montagem do automóvel, usando os painéis de aço para o estrutura, revestimento, treliças e até mesmo as telhas. Ele desenvolveu seu plano de negócios e começou a receber pedidos para residências em 1946.Em 1947, ele solicitou e obteve empréstimos federais, totalizando mais de US $ 33 milhões. Ele alugou um hangar de aeronaves da Marinha dos EUA em Columbus, Ohio, e começou a construir casas Lustron. Embora mais de 20.000 encomendas domésticas tenham sido recebidas para residências entre 1946 e 1948, apenas 2.498 residências foram entregues e construídas, e a empresa eventualmente entrou em falência.
Comments