A sigla BTU vem de British Thermal Units e tem tradução equivalente à Unidade Térmica Britânica. E 1 BTU é a quantidade de calor que precisa para diminuir a temperatura de uma libra de água em um grau Fahrenheit.
BTU é uma unidade que não tem medida, porém equivale a algumas outras unidades, como 252,2 calorias e 1 055,05585 joules. Para derreter uma massa de gelo, são necessários 143 BTUs.
Escolher corretamente a potência do ar condicionado, de acordo com o tamanho do cômodo a ser refrigerado, é importante para garantir a refrigeração ideal. Para isso, é preciso fazer o chamado cálculo de BTU, necessário para que você não compre um aparelho com potência nem acima e nem abaixo do recomendado. Isso evita que você desperdice seu dinheiro comprando um aparelho muito potente para o ambiente, o que acarretará em um alto gasto energético; ou em um equipamento com potência abaixo do necessário, ocasionando a falta de refrigeração.
Parece complicado, mas calcular o BTU que seu ar condicionado deve ter é bem simples.
Com uma análise simplificada é possível ter uma estimativas e evitar ser enganado. A contratação de um especialista pode representar um significado ganho financeiro.
Passo a passo de cálculo de BTU
Veja o passo a passo para calcular o BTU do seu futuro ar condicionado, mas preste atenção, pois o índice muda de acordo com a localização do ambiente (se incide sol ou não, por exemplo):
Para ambientes sem incidência de raios solares: Se o ambiente que o ar condicionado irá ficar não bate sol, faça a seguinte conta: Multiplique 600 BTUs pelo metro quadrado do ambien te e some 600 BTUs por pessoa adicional (a primeira pessoa não é somada) que for frequentar o ambiente.
A contratação de um especialista pode representar um significado ganho financeiro.
Entenda: No caso de um quarto de 12 metros quadrados, onde duas pessoas frequentam, o cálculo é (600 x 12) + 600 = 7.800 BTUs Para ambientes com incidência de raios solares: Se bate sol no local onde o ar irá ser instalado, a conta é outra, pois o aparelho trabalhará mais. Portanto, o índice utilizado é de 800 BTUs, que é multiplicado pelo metro quadrado e somado aos 800 BTUs por pessoa adicional (a primeira pessoa não é somada). Entenda: No caso de um quarto ensolarado, de 12 metros quadrados e três pessoas, o cálculo é (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200 BTUs
A contratação de um especialista pode representar um significado ganho financeiro.
Comments